sexta-feira, 20 de maio de 2016
Cópia de slides e material para estudo. 03/06
Herói : Copiar slides do 1 ao 2; 7, 9 ao 21; 62.
Gêneros literários: Copiar os slides 2 ao 8; 14 ao 22.
Ambos no caderno de Literatura.
Arquivo para estudo: Métrica e escansão.
terça-feira, 17 de maio de 2016
Correção para 25/05
Página 20.
1. a) As duas mulheres e crianças foram levadas ao shopping para um passeio turístico pelo estabelecimento.
b) O fato teria virado notícia de jornal pela peculiaridade da situação, já que o estabelecimento não é visto, geralmente, como um ponto turístico, ainda mais para pessoas de classe baixa.
2. a) A crônica de Moacyr Scliar se assemelha a um roteiro turístico.
b) No texto, o locutor é o representante da empresa que possibiliza a visita ao shopping e seus interlocutores são as duas mulheres e suas crianças.
c) A situação que o cronista inventa a partir da notícia é a dramatização da ida ao shopping e a instrução da empresa para as mulheres e para as crianças.
d) O texto de Moacyr Scliar é baseado em uma situação real, porém a dramatiza para objetivos literários.
3. A principal contradição presente no texto é caracterizar o mundo do consumo como um mundo mágico, maravilhoso e lúdico para pessoas miseráveis, as quais não teriam a possibilidade de participar das, supostas, atrações, no caso lojas, por não terem poder de compra.
4. b) irônico e crítico.
5. a) O texto que apresenta uma linguagem objetiva, utilitária e informativa é o primeiro texto.
b) A linguagem é propositalmente organizada a fim de criar um duplo sentido é o segundo texto.
c) O texto cuja finalidade é informar é o primeiro texto, já o segundo texto tem como objetivo entreter, divertir ou sensibilizar o leitor a partir de um tema relacionado a uma situação real.
Página 23.
1. a) Segundo Antônio Cândido, a lieteratura satisfaz a necessidade essencial do ser humano por ficção e fantasia.
b) Por traçar a defesa da necessidade do ser humano, como humanidade, Antônio Cândido não traça um perfil de interlocutor específico para a literatura, considerado-a universal, independentemente da escolaridade.
2. a) Segundo o ponto de vista do autor, a literatura pode contribuir no combate a essas doenças, pois a Literatura seria o caminho para a comunicação humana, expressão dos sentimentos e criação de empatia e sensibilizações, sendo, pois, uma cura para a individualidade e incomunicabilidade do ser humano contemporâneo.
b) O pensamento de Nelly Novaes Coelho coincide com o poema, já que menciona a busca pelo equilíbrio entre a busca pela modernização com a busca da espiritualidade, a qual estaria presente, segundo Ely Vietez à poesia e à Literatura.
Página 24
1. a) O poema lido tem como tema a escravidão e a exploração dos afrodescedentes.
b) O negro, no poema, é visto a partir da perspectiva étnica, como cultura e povo, portanto predominam características sociais.
2. Os sentidos para as palavras carvão e mina no contexto é de negritude, etnia, e trabalho escravo gerador de lucro, respectivamente.
3. O último verso do poema revela carvão não como submissão pela negritude e escravidão, mas a etnia como ferramenta de luta social e cultural contra a opressão, indicada pelos versos “queimar tudo com o fogo de minha combustão”.
4. Opinião pessoal.
5. Opinião pessoal.
6. O texto literário deve possuir características como, preocupação com a linguagem, funções hedonísticas e catárticas, interlocução, criatividade e temas de humanização do homem.
Página 26
1. a) Na condição de adulto, Casimiro de Abreu percebe a infância como um período lúdico e idealizado de pureza e perfeição.
b) Os elementos valorizados no poema para a descrição da infância são a natureza, o onírico e o lúdico.
2. O verso que evidencia o diálogo entre os dois poemas é “Ai que saudade que tenho”.
3. No poema de Cacaso, as lembranças do passado não remetem à infância, o que pode ser comprovado pelos versos “choram cavaquinhos” e “ longa sombra de rumores e ciganos”, os quais revelam indicadores de boemia e vida noturna, não condizentes com a infância.
4. O título do poema “ E com vocês a modernidade” revela a necessidade de realismo, sem a idealização imposta por Casimiro, também pode indicar a quebra da ingenuidade o que teria ocorrido com a diferença das épocas retratadas entre os poemas.
5.O segundo texto apresenta-se com uma linguagem próxima à oralidade.
Página 35
1. As falas e os gestos da mulher nos dois primeiros quadrinhos sugerem infantilização de Mafalda e paternalismo da adulta.
2. a) O gesto de Mafalda indicado no terceiro quadrinho revela reflexão e pensamento.
b) A resposta de Mafalda surpreende a mulher, porque a mulher esperava que a menina agisse e respondesse como uma criança, de maneira infantilizada.
3. a) A mulher deseja transmitir a Mafalda uma imagem de simpatia, alegria e receptividade.
b) Ao se comunicar com Mafalda, a mulher parece fazer uma imagem das crianças em geral como incapazes de pensamentos complexos e linguagem formal.
c) Mafalda não está disposta a participar do jogo social de linguagem iniciado pela mulher, pois responde à adulta de maneira formal, incondizente com a resposta esperada pela mulher, por sair do nível de linguagem utilizado por sua interlocutora.
4. a) A resposta padrão seria a esperada pela mulher, ou seja, que Mafalda respondesse com uma linguagem informal, infantilizada, o apropriado a uma criança.
b) Mafalda revela, na resposta que verbaliza, a imagem que fez da mulher, a qual é a de uma adulta infantil ou até mesmo de uma mulher que a tenha tratado com desrespeito.
Página 37
1. O tipo de linguagem utilizada nos quadrinhos é mista.
2.O humor na primeira tira é construído a partir da relação entre a linguagem verbal e a não-verbal, já que a representação gráfica no quadro negro representa a escrita do som das tubas, da linguagem não-verbal.
3.a) As áreas de conhecimento são Informática e Matemática.
b) A relação entre os papéis que as personagens estão desempenhando na tira e as palavras escritas na parte de trás de sua roupa é que o papel de autoridade, representado pela professora, executa uma ordem de comando, no caso para o aluno, o que condiz com a palavra ‘control’ escrita atrás de sua camiseta, já que este anglicismo se traduz como controle’, o que é exatamente o que a figura de autoridade faz no desenho. Já o aluno obedece ao comando dado pela professora, o qual seria apagar as informações no quadro negro, o que condiz com a palavra ‘delete’ cuja tradução é ‘apagar’.
4. a) O motorista do caminhão ameaça retribuir xingamentos em vários idiomas.
b) A mensagem é escrita em Português, Francês, Alemão, Inglês, Espanhol, Italiano.
c)Os interlocutores do motorista são os falantes destas línguas que estariam dirigindo em rodovias, com a intenção de xingá-lo.
d) O humor co cartum reside na exagerada reação do motorista do caminhão, antecipando xingamentos.
Assinar:
Postagens (Atom)