quarta-feira, 6 de julho de 2016

Prova

1.  Assinale a alternativa em que o primeiro verso é um decassílabo. (Cada barra indica um verso).

 a) fruto, depois de ser semente humilde e flor, /    Na alta árvore nutriz da vida, amadureço.

b) A dor de quem recorda os tempos idos  /    Fere como um punhal envenenado

c) Já a lágrima triste choraram teus filhos. /     Teus filhos que choram tão grande tardança

d) Índio gigante adormecerá um dia. /     Junto aos Andes por terra era prostrado.

e) N.D.R.

2.  Assinale a alternativa  que contém  verso alexandrino.

a) Sabíamos que durava, gloriosa e intacta a lua.
b) Quero a alegria de um barco voltando.
c) Eu não sei se tudo era pra mim desejo
d) Ó meu ódio, meu ódio majestoso
e) N.D.R.

3.  CANÇÃO AMIGA

 Eu preparo uma canção

Em que minha mãe se reconheça,

Todas as mães se reconheçam

E que fale com dois olhos

Caminho por uma rua

Que passa em muitos países

Se não me vêem, eu vejo

E saúdo velhos amigos

Eu distribuo um segredo

Como quem ama ou sorri

Dois carinhos se procuram

Minha vida, nossa vida

Formam um só diamente.

Aprendi novas palavras

E tornei outro mais belas.

Eu preparo um canção

Que faça acordar os homens

E adormecer as crianças.

(Carlos Drummond de Andrade)

Observando a métrica do texto proposto, conclui-se que predominam versos:

a)  hexassílabos

b)  octossílabos

c)  decassílabos

d)  heptassílabos

e)  eneassílabos

4.  (FMU)

“De tudo, ao meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encanto mais meu pensamento”.

       (Soneto da Felicidade – Vinícius de Morais)

 Sendo a primeira estrofe de um soneto, o texto acima

 a) é obrigatoriamente de quatro versos.

b) pode ser de três ou quatro versos

c) poderia ter sido escrito em intuir liberdade quanto ao número de versos

d) necessita de outra estrofe de quatro versos para terminar a poesia

e) necessita de outras estrofes de três versos para terminar a poesia.

5.  No texto acima o:

 a) primeiro verso é esdrúxulo

b) segundo verso é branco

c) terceiro verso é livre

d) terceiro verso é agudo

e) quarto verso é grave

6.  Na estrofe acima há:

 a) Quatro versos alexandrinos graves;

b) Quatro versos alexandrinos agudo

c) Quatro versos alexandrinos trimétricos;

d) Quatro versos de onze ou treze sílabas;

e) Temos versos decassílabos

7. Faça a escansão dos versos e diga a classificação dos mesmos:

a)           “Estou deitado sobre  minha mala”
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b)      “Ah! Quem há de exprimir, alma imponente e escrava” (Olavo Bilac)
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c)      “A nuvem guarda o pranto” (Alphonsus de Guimaraens)
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d)      “Tu choraste em presença da morte” (G. Dias)
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e)      “Vagueio campos noturnos” (Ferreira Gullar)  
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f)       “Não sei quem seja o autor” (B. Tigre)
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g)      “e a boca é um pedaço de qualquer tecido vermelho.”  (Manuel de Fonseca)
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h)      Quero a alegria de um barco voltando.
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i)        “Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto”  (V. Moraes)
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j)        “Brilhava o sol, quente e a ma”
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k)      “Amou daquela vez como se fosse a última” (Chico Buarque)
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 8.  De acordo com os critérios da versificação, analise os poemas a seguir em rimas (todas as classificações), estrofes e sílabas poéticas:

 a)                         

    “Vagueio campos noturnos             

     Muros soturnos                       

     Paredes de solidão                      

     Sufocam minha canção.”              

     (Ferreira Gullar)                                              
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b)

    “Semanas, meses fatais      

    Talvez eu me balançasse     

    Mas toda a vida… é demais!”

( Afonso Celso)
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 c) 

    “Não sei quem seja o autor   

     Desta sentença de peso         

     O beijo é um fósforo aceso   

     Na palha seca do amor!”               (B. Tigre)

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                d)
    “A menina tonta passa metade do dia
a namorar quem passa pela rua,
que a outra metade fica
pra namorar-se no espelho
    A menina tonta tem olhos de retrós preto,
cabelos de linha de bordar,
e a boca é um pedaço de qualquer tecido vermelho.”

          (Manuel de Fonseca)

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LEIA ATENTAMENTE O RESUMO A SEGUIR SOBRE O LIVRO AS MIL E UMA NOITES.

A história conta que Xariar, rei da Pérsia da dinastia dos Sassânidas, descobre que sua mulher é infiel, dormindo com um escravo cada vez que ele viaja. O rei, decepcionado e furioso, mata a mulher e o escravo, convencendo-se por este e outros casos de infidelidade que nenhuma mulher do mundo é digna de confiança. Decide então que, daquele momento em diante, dormirá com uma mulher diferente cada noite, mandando matá-la na manhã seguinte: desta forma não poderá ser traído nunca mais.
Passam-se assim três anos durante os quais o rei desposou e sacrificou inúmeras moças, trazidas à sua presença pelo vizir (equivalente a um primeiro-ministro) do reino. Certo dia, quando já quase não havia virgens no reino, uma das filhas do vizir, Xerazade, pediu para ser entregue como noiva ao rei, pois sabia de um estratagema para escapar ao triste fim que alcançaram as moças anteriores. O vizir apenas aceita depois de muita insistência da filha, levando-a finalmente ao rei. Antes de ir, Xerazade diz à irmã, Duniazade, que lhe peça que conte uma história quando for chamada ao palácio do rei.
Xerazade, ao chegar na presença do rei, pede-lhe que permita a vinda de sua irmã, para despedir-se. O rei o permite, e Duniazade vem ao palácio e instala-se na câmara nupcial. Após o rei possuir Xerazade, Duniazade pede à irmã que conte uma história para passar o tempo. Após respeitosamente pedir a permissão do rei, Xerazade começa a contar a extraordinária "História do mercador e do gênio" mas, ao amanhecer, ela interrompe o relato, dizendo que continuará a narrativa na noite seguinte. O rei, curioso com o maravilhoso conto de Xerazade, não ordena sua execução para poder saber o final da história na noite seguinte. Assim, repetindo essa estratégia, Xerazade consegue sobreviver noite após noite, contando histórias sobre os mais variados temas, desde o fantástico e o religioso até o heróico e o erótico.
Ao fim de inúmeras noites e contos, Xerazade já havia tido três filhos do rei, e lhe suplica que a poupe, por amor às crianças. O rei, que há muito havia-se arrependido dos seus atos passados e se convencido da dignidade de Xerazade, perdoa-lhe a vida e faz dela sua rainha definitiva. Duniazade é feita esposa do irmão do rei, Xazamã.


10. Identifique no excerto acima as etapas da Jornada do Herói demonstradas pelo resumo.
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11. Qual a função da linguagem caracteriza o resumo acima e a qual gênero literário pertenceria?
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12. Leia esta estrofe de “Poemeto irônico”, de Manuel Bandeira:

"O que tu chamas tua paixão,
É tão somente curiosidade.
E os teus desejos ferventes vão
Batendo as asas na irrealidade..."

Com relação às rimas, pode-se classifica-las como:

alternadas \ esdrúxulas e agudas.
emparelhadas \ agudas e esdrúxulas.
interpoladas \ agudas e graves.
cruzadas \ agudas e graves.
misturadas \ graves e esdrúxulas.

Barcos de Papel

Quando a chuva cessava e um vento fino
franzia a tarde tímida e lavada,
eu saía a brincar pela calçada,
nos meus tempos felizes de menino.

Fazia de papel toda uma armada
e, estendendo meu braço pequenino,
eu soltava os barquinhos, sem destino,
ao longo das sarjetas, na enxurrada...

Fiquei moço. E hoje sei, pensando neles,
que não são barcos de ouro os meus ideais:
são feitos de papel, tal como aqueles,

perfeitamente, exatamente iguais...
- que os meus barquinhos, lá se foram eles!
foram-se embora e não voltaram .

 Guilherme de Almeida.
13. Quantas sílabas poéticas cada verso têm? Vamos dividir:

a)      Quan(1)/ do(2)/ a(3)/ chu(4)/ va(5)/ ces(6)/ sa(7)/ va(8)/ e(9)/ um(10)/ ven(11)/ to(12)/ fi(13)/ no(14)/

b)      Quan(1)/ do a(2)/ chu(3)/ va(4)/ ces(5)/ sa(6)/ va(7)/ e(8)/ um(9)/ ven(10)/ to(11)/ fi(12)/ no

c)      Quan(1)/ do a(2)/ chu(3)/ va(4)/ ces(5)/ sa(6)/ va e(7)/ um(8)/ ven(9)/ to(10)/ fi(11)/ no

d)      Quan(1)/ do a(2)/ chu(3)/ va(4)/ ces(5)/ sa(6)/ va e um(7)/ ven(8)/ to(9)/ fi(10)/ no

e)      Quando a(1)/chu(2)/ va(3)/ ces(4)/ sa(5)/ va e um(6)/ ven(7)/ to(8)/ fi(9)/ no



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