1. Assinale
a alternativa em que o primeiro verso é um decassílabo. (Cada barra indica um
verso).
a) fruto, depois de ser semente humilde e
flor, / Na alta árvore nutriz da vida,
amadureço.
b) A dor de
quem recorda os tempos idos / Fere como um punhal envenenado
c) Já a
lágrima triste choraram teus filhos. /
Teus filhos que choram tão grande tardança
d) Índio
gigante adormecerá um dia. / Junto
aos Andes por terra era prostrado.
e) N.D.R.
2.
Assinale a alternativa que
contém verso alexandrino.
a) Sabíamos
que durava, gloriosa e intacta a lua.
b) Quero a
alegria de um barco voltando.
c) Eu não
sei se tudo era pra mim desejo
d) Ó meu
ódio, meu ódio majestoso
e) N.D.R.
3. CANÇÃO AMIGA
Eu preparo uma canção
Em que minha
mãe se reconheça,
Todas as
mães se reconheçam
E que fale
com dois olhos
Caminho por
uma rua
Que passa em
muitos países
Se não me
vêem, eu vejo
E saúdo
velhos amigos
Eu distribuo
um segredo
Como quem
ama ou sorri
Dois
carinhos se procuram
Minha vida,
nossa vida
Formam um só
diamente.
Aprendi
novas palavras
E tornei
outro mais belas.
Eu preparo
um canção
Que faça
acordar os homens
E adormecer
as crianças.
(Carlos
Drummond de Andrade)
Observando a métrica do texto proposto,
conclui-se que predominam versos:
a) hexassílabos
b) octossílabos
c) decassílabos
d) heptassílabos
e) eneassílabos
4. (FMU)
“De tudo, ao
meu amor serei atento
Antes, e com
tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em
face do maior encanto
Dele se
encanto mais meu pensamento”.
(Soneto da Felicidade – Vinícius de
Morais)
Sendo a primeira estrofe de um soneto, o texto
acima
a) é obrigatoriamente de quatro versos.
b) pode ser
de três ou quatro versos
c) poderia
ter sido escrito em intuir liberdade quanto ao número de versos
d) necessita
de outra estrofe de quatro versos para terminar a poesia
e) necessita
de outras estrofes de três versos para terminar a poesia.
5. No
texto acima o:
a) primeiro verso é esdrúxulo
b) segundo
verso é branco
c) terceiro
verso é livre
d) terceiro
verso é agudo
e) quarto
verso é grave
6.
Na estrofe acima há:
a) Quatro versos alexandrinos graves;
b) Quatro
versos alexandrinos agudo
c) Quatro
versos alexandrinos trimétricos;
d) Quatro
versos de onze ou treze sílabas;
e) Temos
versos decassílabos
7. Faça a escansão dos versos e diga a
classificação dos mesmos:
a)
“Estou deitado sobre
minha mala”
__________________________________________________________________________________
b) “Ah! Quem há de exprimir, alma imponente
e escrava” (Olavo Bilac)
__________________________________________________________________________________
c) “A nuvem guarda o pranto” (Alphonsus de
Guimaraens)
__________________________________________________________________________________
d) “Tu choraste em presença da morte” (G.
Dias)
__________________________________________________________________________________
e) “Vagueio campos noturnos” (Ferreira
Gullar)
__________________________________________________________________________________
f) “Não sei quem seja o autor” (B. Tigre)
__________________________________________________________________________________
g) “e a boca é um pedaço de qualquer tecido
vermelho.” (Manuel de Fonseca)
__________________________________________________________________________________
h) Quero a alegria de um barco voltando.
__________________________________________________________________________________
i) “Antes, e com tal zelo, e sempre, e
tanto” (V. Moraes)
__________________________________________________________________________________
j) “Brilhava o sol, quente e a ma”
__________________________________________________________________________________
k) “Amou daquela vez como se fosse a última”
(Chico Buarque)
__________________________________________________________________________________
8. De acordo com os critérios da versificação,
analise os poemas a seguir em rimas (todas as classificações), estrofes e
sílabas poéticas:
a)
“Vagueio campos noturnos
Muros soturnos
Paredes de solidão
Sufocam minha canção.”
(Ferreira Gullar)
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
“Semanas, meses fatais
Talvez eu me balançasse
Mas toda a vida… é demais!”
( Afonso
Celso)
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)
“Não sei quem seja o autor
Desta sentença de peso
O beijo é um fósforo aceso
Na palha seca do amor!” (B. Tigre)
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d)
“A menina tonta passa metade do dia
a namorar
quem passa pela rua,
que a outra
metade fica
pra
namorar-se no espelho
A menina tonta tem olhos de retrós preto,
cabelos de
linha de bordar,
e a boca é
um pedaço de qualquer tecido vermelho.”
(Manuel de Fonseca)
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
LEIA ATENTAMENTE O RESUMO A SEGUIR SOBRE O LIVRO AS
MIL E UMA NOITES.
A história conta que Xariar, rei da Pérsia da
dinastia dos Sassânidas, descobre que sua mulher é infiel, dormindo com um
escravo cada vez que ele viaja. O rei, decepcionado e furioso, mata a mulher e
o escravo, convencendo-se por este e outros casos de infidelidade que nenhuma
mulher do mundo é digna de confiança. Decide então que, daquele momento em
diante, dormirá com uma mulher diferente cada noite, mandando matá-la na manhã
seguinte: desta forma não poderá ser traído nunca mais.
Passam-se assim três anos durante os quais o rei
desposou e sacrificou inúmeras moças, trazidas à sua presença pelo vizir
(equivalente a um primeiro-ministro) do reino. Certo dia, quando já quase não
havia virgens no reino, uma das filhas do vizir, Xerazade, pediu para ser
entregue como noiva ao rei, pois sabia de um estratagema para escapar ao triste
fim que alcançaram as moças anteriores. O vizir apenas aceita depois de muita
insistência da filha, levando-a finalmente ao rei. Antes de ir, Xerazade diz à
irmã, Duniazade, que lhe peça que conte uma história quando for chamada ao
palácio do rei.
Xerazade, ao chegar na presença do rei, pede-lhe
que permita a vinda de sua irmã, para despedir-se. O rei o permite, e Duniazade
vem ao palácio e instala-se na câmara nupcial. Após o rei possuir Xerazade,
Duniazade pede à irmã que conte uma história para passar o tempo. Após
respeitosamente pedir a permissão do rei, Xerazade começa a contar a
extraordinária "História do mercador e do gênio" mas, ao amanhecer,
ela interrompe o relato, dizendo que continuará a narrativa na noite seguinte.
O rei, curioso com o maravilhoso conto de Xerazade, não ordena sua execução
para poder saber o final da história na noite seguinte. Assim, repetindo essa
estratégia, Xerazade consegue sobreviver noite após noite, contando histórias
sobre os mais variados temas, desde o fantástico e o religioso até o heróico e
o erótico.
Ao fim de inúmeras noites e contos, Xerazade já
havia tido três filhos do rei, e lhe suplica que a poupe, por amor às crianças.
O rei, que há muito havia-se arrependido dos seus atos passados e se convencido
da dignidade de Xerazade, perdoa-lhe a vida e faz dela sua rainha definitiva.
Duniazade é feita esposa do irmão do rei, Xazamã.
10. Identifique no excerto acima as etapas da Jornada do Herói
demonstradas pelo resumo.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11.
Qual a função da linguagem caracteriza o resumo acima e a qual gênero literário
pertenceria?
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12. Leia esta estrofe de “Poemeto irônico”, de Manuel Bandeira:
"O que tu chamas tua paixão,
É tão somente curiosidade.
E os teus desejos ferventes vão
Batendo as asas na irrealidade..."
É tão somente curiosidade.
E os teus desejos ferventes vão
Batendo as asas na irrealidade..."
Com
relação às rimas, pode-se classifica-las como:
ⓐ alternadas \ esdrúxulas e agudas.
ⓑ emparelhadas \ agudas e esdrúxulas.
ⓒ interpoladas \ agudas e graves.
ⓓ cruzadas \ agudas e graves.
ⓔ misturadas \ graves e esdrúxulas.
ⓑ emparelhadas \ agudas e esdrúxulas.
ⓒ interpoladas \ agudas e graves.
ⓓ cruzadas \ agudas e graves.
ⓔ misturadas \ graves e esdrúxulas.
Barcos
de Papel
Quando a chuva cessava e um vento
fino
franzia a tarde tímida e lavada,
eu saía a brincar pela calçada,
nos meus tempos felizes de
menino.
Fazia de papel toda uma armada
e, estendendo meu braço
pequenino,
eu soltava os barquinhos, sem
destino,
ao longo das sarjetas, na
enxurrada...
Fiquei moço. E hoje sei, pensando
neles,
que não são barcos de ouro os
meus ideais:
são feitos de papel, tal como
aqueles,
perfeitamente, exatamente
iguais...
- que os meus barquinhos, lá se
foram eles!
foram-se embora e não voltaram .
Guilherme de Almeida.
13. Quantas sílabas poéticas cada
verso têm? Vamos dividir:
a) Quan(1)/ do(2)/ a(3)/ chu(4)/
va(5)/ ces(6)/ sa(7)/ va(8)/ e(9)/ um(10)/ ven(11)/ to(12)/ fi(13)/ no(14)/
b) Quan(1)/ do a(2)/ chu(3)/ va(4)/
ces(5)/ sa(6)/ va(7)/ e(8)/ um(9)/ ven(10)/ to(11)/ fi(12)/ no
c) Quan(1)/ do a(2)/ chu(3)/ va(4)/
ces(5)/ sa(6)/ va e(7)/ um(8)/ ven(9)/ to(10)/ fi(11)/ no
d) Quan(1)/ do a(2)/ chu(3)/ va(4)/
ces(5)/ sa(6)/ va e um(7)/ ven(8)/ to(9)/ fi(10)/ no
e)
Quando
a(1)/chu(2)/ va(3)/ ces(4)/ sa(5)/ va e um(6)/ ven(7)/ to(8)/ fi(9)/ no
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